Arte-Itinerante e os Poetas de Açúcar



Se tem uma palavra que pode definir a idéia de Arte-Itinerante uma ação do Projeto Vivências Com Arte 2012, é justamente essa: saltimbancos.

Os saltimbancos levam sua arte para todos os lugares possíveis, fazendo do próprio percurso um momento de arte. Acredito demais nessa energia e acredito ainda mais que isso tem a ver com hospitalidade, com troca, é como se fossemos passar pela casa das pessoas, e como presente nessa visita levaremos um espetáculo, o que acontece depois disso é aprendizado e mais aventuroso ainda.

A iniciativa é um risco, cada integrante está bancando seu percurso e alimentação, ninguém está ganhando cachê, o que temos em comum, os atores do Coletivo Religare e eu, é a vontade de levar o espetáculo, de não deixá-lo parado, isso comove e vira motor constante. Muitas pessoas envolvidas, direta e indiretamente, com pequenas e grandes ajudas, com pouco ou muito interesse, com pouca ou muita torcida para que dê certo.

Iremos passar por diversos lugares traçando um mapa indefinido, iremos onde há público, pessoas que muitas vezes não tem acesso fácil ao teatro. Todas as apresentações são inteiramente gratuitas, e não temos nenhuma verba para pagar atores e nossos percursos, por enquanto estamos na raça, na vontade de fazer, de deixar o espetáculo vivo pulsando por aí!

Foi um ano de pesquisa de material, cinco meses de montagem e ensaios com os atores do Coletivo Religare, e agora vamos rumo ao nosso desafio: realizar, no mínimo, 30 apresentações gratuitas.

Temos sete apresentações confirmadas e tantas outras em andamento, são CÉU’s, equipamentos culturais, ong’s,  projetos sociais, asilos. O contato com outros atores, entidades, centros culturais, diretores e produtores está sendo importante para a minha formação e para o movimento gerado em torno do espetáculo.

A ação turnê-itinerante servirá ao projeto desenvolvido a mais de um ano sobre como praticar hospitalidade através da arte, é o centro da minha pesquisa de criação, como a troca melhora o ator e a pessoa, e como a troca é importante para a nossa qualidade de vida. Ainda teremos oficinas, encontros e outras ações durante o ano; muito trabalho, muita energia, muita gente boa em volta e muitas conquistas.

Não é fácil, mas é teatro, então é fantástico!