Poetas de Açúcar: trilhando com arte em vários espaços

O espetáculo Poetas de Açúcar está com sua trilha artística calcada na busca de espaços diversos envolvendo artistas, entidades e comunidades singulares mas que em comum possuem a busca por novos caminhos de convivência e aprendizado, construindo uma sociedade mais positiva e forte.

Encerramos nossa temporada popular no Teatro Grande Otelo, na grande São Paulo no final de julho, onde pudemos ter contato com um público de professores, artistas, amigos e simpatizantes do projeto, e muitas crianças. Realizando um caminho de formação dos nossos atores conquistando a experiência em um grande teatro e estabelecendo o contato com diversas atuações. Em cada dia de espetáculo uma entidade que trabalha com crianças carentes foi até o teatro gratuitamente, foram 25 ingressos entregues para cada entidade, dessa forma tivemos a recompensa de um pouco mais de 100 crianças que conheceram o teatro e o espetáculo do grupo gratuitamente.

Logo após esse período em cartaz voltamos para a estrada da forma que iniciamos, passando por ONG's e espaços culturais, através da continuidade da ação "Arte-Itinerante" do Projeto Vivências Com Arte, levamos o espetáculo também gratuitamente, nossa vontade é que muitas pessoas vissem e se apropriassem do resgate da infância, assim: conseguimos conquistar os CÉU's Parque Bristol (que recebeu o espetáculo pela segunda vez), Caminho do Mar e Jaçanã, com uma média de 60 e 70 pessoas na platéia, em seguida, fomos à Poá, levar o espetáculo para ONG Social Skate de Sandro Testinha e Leila Vieira, realizamos Poetas de Açúcar num domingo de sol e muitas pessoas dentro da quadra esportiva que serve de espaço para a prática do skate e ações culturais da comunidade em Calmon Vianna.

Agora, estamos nos preparando para voltar com Arte-Itinerante a partir de outubro em outros espaços, ao final, esperamos ter construído em 2012, uma realidade artística de conquistas, estradas, sorrisos e reflexão. Nosso caminho com o espetáculo já possui um histórico muito bonito e forte da prática da hospitalidade através da arte, mas ainda não terminamos, sempre queremos mais, queremos oferecer mais.

Nossa trilha possui tantos auxílios diretos e indiretos, mas vale ressaltar a importância do grupo de atores do Coletivo Religare: Paulo Maranhão, Tatiane Resende, Nayara Rizzi, Antônio Coelho, Thaís Oliversi e Tauana Nagy, dirigidos por Wesley Vieira e Valéria di Pietro, contando com a produção de Marcely Ancelme e iluminação de Glauber Pancho. Exercitamos aqui a experiência artística baseada no coletivo e na transformação social, criando uma rede de contatos e atuação que faz valer a experiência coletiva e o senso de comunidade que nos transformou nesse período.

Seguem algumas das fotos desses momentos:

Teatro Grande Otelo / Foto: Marcelo Cielo


 CEU Parque Bristol, com Wesley Vieira / Foto: Marcely Ancelme


ONG Social Skate / Foto: Sandro Testinha