Poetas de Açúcar estréia na Tenda de Convivência da Santa Cecília e na Casa de Repouso New Haven

Poetas de Açúcar na Tenda de Convivência da Santa Cecília
Foto: Miki Uehara

Não tem como descrever em palavras a emoção e o fato da estréia de Poetas de Açúcar, em duas apresentações no último domingo dia 20, que é o motivo de orgulho. O que posso dizer é da alegria de termos começado a jornada de apresentações gratuitas para entidades sociais e culturais, e não poderíamos ter começado de uma melhor forma.

Aqui no blog postaremos tudo a respeito das apresentações, nossas impressões e fotos. E por falar em fotos, temos mais uma colaboradora que nos cederá seu trabalho em algumas apresentações que é a fotógrafa Miki Uehara, a ela um agradecimento especial nessa estréia.

A primeira apresentação do domingo ocorreu na Tenda de Convivência da Santa Cecília, nos apresentamos para moradores em situação de rua.

Diversas atividades coordenadas pelas arte-educadoras Valéria Di Pietro e Carol Lisboa ocorrem na Tenda aos finais de semana, e nesse domingo uma atividade cultural especial: a estréia do espetáculo Poetas de Açúcar. Casa cheia, aliás, Tenda cheia, todos com os olhos vidrados nas cenas, observando e interagindo com o espetáculo de uma forma extremamente receptiva e encantadora; os atores nervosos pela estréia, nervosos pois queriam que o público da Tenda gostasse do trabalho. Não sabíamos o que ia acontecer. Mas a canção se fez e os versos saiam da boca dos atores de uma forma intensa, entregue e divertida. Troca generosa. Ao fim o desejo de voltar, o desejo deles que voltássemos, e a certeza que temos que voltar.

Poetas de Açúcar na Tenda de Convivência da Santa Cecília
Foto: Miki Uehara

Após a primeira apresentação que terminou num piscar de olhos, trocamos idéias sobre o espetáculo, impressões sobre o público e suposições de como aconteceria na casa de repouso, que seria nossa segunda visita no mesmo dia. Almoçando, muitas idéias sobre figurinos e a empolgação de que estamos no caminho certo. Vamos para nossa segunda apresentação: a Casa de Repouso New Haven em Pinheiros.

Perfil do público completamente diferente, ambiente totalmente diferente, presença de amigos e parentes e não deu outra a não ser comoção. Perceber que as cenas da peça traziam gestos, falas e reações naquela platéia tão carente e carinhosa nos deixou com a sensação do artista, a de que estamos trocando algo tão valioso e que esse momento será inesquecível e nos trará um amadurecimento fora do normal. Não vou me esquecer deles rindo, as vezes baixinho, as vezes alto e dizendo frases durante as cenas, não vou me esquecer deles cantando juntos "se essa rua fosse minha". E com essa imagem encerro o texto sobre a estréia de Poetas de Açúcar.

Poetas de Açúcar na Casa de Repouso New Haven
Foto: Wesley Vieira

Próxima parada: dia 27 de maio, domingo, às 16h30, Casa das Caldeiras na Barra Funda! Apresentação gratuita e aberta ao público! 

E como se diz no teatro: merda!