Poetas de Açúcar


Onde está aquela criança? é a questão que permeia o espetáculo. Inspirado livremente na canção A Banda de Chico Buarque, uma ideia de passagem pela cidade. Levando uma mensagem de alegria e redescoberta através da memória e dos valores da infância como simplicidade, espontaneidade, natureza e generosidade. Um espetáculo para crianças e adultos, com histórias, brincadeiras, músicas e imagens que podem ser inseridas facilmente em nosso cotidiano. A busca de nossas crianças é a linha do espetáculo.

O espetáculo surgiu durante o processo de criação na Oficina Vivências Com Arte, em 2011. A oficina fazia parte do Projeto Vivências Com Arte, que tinha como objetivo a busca da hospitalidade na nossa cidade e sociedade. Dessa forma, durante a oficina coletamos material para o espetáculo Poetas de Açúcar, que teria a função de levar o que aprendemos e trocamos à outras instituições e equipamentos culturais. O Projeto Vivências Com Arte possibilitou não somente uma oficina e um espetáculo, como também encontros para troca de memórias com as atrizes Vanessa Goulartt e Valéria Di Pietro e a participação no Congresso Brasileiro de Teatro realizado em Osasco, em 2011. Um novo olhar foi adquirido por todos os participantes na época, um olhar que refletia na responsabilidade da arte e sua função social.

As apresentações do espetáculo foram realizadas durante o ano em vários equipamentos dos CÉUS, Casa das Caldeiras, Ong Social Skate, Casa Ninho, Casa de repouso New Haven, Tenda de Convivência da Santa Cecília, Teatro Jaraguá e ficou em curta temporada popular no Teatro Grande Otelo.


Elenco: Tatiane Resende, Paulo Maranhão, Nayara Rizzi, Antônio Coelho, Tauana Nagy e Thaís Oliversi

Direção: Wesley Vieira
Supervisão: Valéria di Pietro

Trilha: Obra "Toque pra vida" de Jarbas Mariz
Direção de Produção e Arte: Marcely Ancelme 

Iluminação e Sonoplastia: Glauber Pancho
Design Gráfico: Raphael Depoian
Agradecimentos ao Fernando Tavares, ao Marcelo Cielo e a todos os participantes da Oficina Vivências Com Arte em 2011.