Depoimento de Wesley Vieira sobre a peça Poetas de Açúcar



O espetáculo Poetas de Açúcar foi construído através de materiais encontrados durante a Oficina Vivências Com Arte. Os participantes da oficina, foram levados, durante os exercícios, a construírem elementos cênicos como textos, pequenas cenas, danças e etc, desse material surgiu a base para a dramaturgia da peça.

Os atores fazem parte do Coletivo Religare, um grupo que tem o trabalho bem pautado na criação colaborativa guiada pela atriz e diretora do grupo, Valéria Di Pietro e será o terceiro trabalho com o teatro-dança e métodos de criação aplicados por Wesley Vieira (também ator da cia Coletivo Religare).

Os atores convidados logo se identificaram com a temática da peça, criaram e recriaram em cima do material de base e dessa forma foi se consolidando o espetáculo.

Poetas de Açúcar trata sobre a infância, tem inspiração para sua linha estética na imagem criada pela música A Banda de Chico Buarque, ou seja, uma idéia de trupe invadindo praças e ruas da cidade, o que faz jus à ação que o projeto está inserido, que é a ação Turnê-Itirerante do Projeto Vivências Com Arte 2012, realizado pelo Instituto Religare, onde o espetáculo irá se apresentar em diversos equipamentos culturais, teatros e instituições como orfanatos e asilos, de maneira inteiramente gratuita, com o objetivo de realização de 30 apresentações até o fim de novembro de 2012.

O novo espetáculo do Coletivo Religare é a continuidade de uma pesquisa voltada para a criação em teatro-dança tendo a troca como princípio, processo e consequência.

Ver a peça montada é um sinal de mudança se comparado às outras montagens, tem mais palavras do que dança, dessa vez. Nada foi proposital, mas deu pra perceber o quanto temos guardado da nossa infância e o quanto gostaríamos de falar sobre as mesmas, acredito que a busca seja fundamental, a busca atrelada à história pode mudar como vemos tudo em volta e como construímos nosso caminho, é um processo mais dialético do que imediatista.

Só me empolgo cada vez mais em relação a força que o teatro possui e acredito que após essas apresentações do Poetas, onde seremos saltimbancos, onde faremos teatro a um público que raramente ou nunca vai ao teatro, esse processo vai nos transformar em pessoas melhores, em artistas melhores, estamos praticando a generosidade através da arte, estamos trocando através da arte com outros seres humanos, estamos revendo posições, mantendo abertos os caminhos, modificando vidas,  e esse é o alvo central da minha pesquisa em teatro-dança como ator e diretor.

Um agradecimento especial aos participantes da Oficina Vivências Com Arte 2011, os que ficaram, os que passaram, os que vieram visitar, os que não puderam continuar, os que foram até o final; ao elenco generoso do Coletivo Religare que agora é a alma e o corpo dos Poetas de Açúcar, Antônio Coelho, Tatiane Resende, Nayara Rizzi, Paulo Maranhão e Tauana Nagy; aos atores que colaboraram com alguns fragmentos de textos inseridos na dramaturgia do espetáculo entre eles, Glauber, Carol, Vinicius, Thais, Silvia, Sônia e Bruno; ao Raphael Depoianpor ter feito a arte do espetáculo e à Lívia Marinelli que me revelou, sem querer, o cartaz da nossa peça e principalmente, nos apresentou o artista Depoian; à Marcely Ancelme, atriz e agora diretora de produção do Poetas, que está nos ajudando em todas as loucuras e correrias, e que já é uma grande força para a estrutura da turnê do espetáculo; à Valéria Di Pietro pela supervisão, conselhos, por acreditar e brigar para que a peça acontecesse.